Esse final de semana, uma chuva absurda e eu a pé! Foi a deixa pra começar a estudar o XNA.
Abrindo Visual Studio, criar novo projeto, Xna Windows Game... Abre um dos n textos que peguei na internet e vamos lá!
A primeira parte é entender os métodos da classe principal do jogo, a Game1.
Simplificaram bastante as coisas, uma para carregar conteúdo, outra para carregar grafico, uma para descarregar, um loop de lógica e um loop de impressão. Tudo bem organizado mesmo.
O próprio xna já vem configurado de tal forma que ele mesmo cuida de gerar uma janela, o tipo de coisa que você passa horas fazendo em outras linguagens. Lá basta definir a altura, largura e se é fullscreen, e só! Mais que isso é detalhe. Até ai, ok.
Legal, vamos começar agora... mas por onde?
Provavelmente essa é a parte mais difícil de todas. Por fim, escolhi importar e exibir uma imagem na tela. Depois de algumas horas lendo e pesquisando, consegui e cheguei a conclusão de que é mais idiota que imaginava.
O mais dificil ali é o pontapé inicial, já que não é o tipo de estrutura que está acostumado a ver, principalmente eu que venho de web, onde os programas: começa, executam e terminam em ate 1 ou 2 segundos!
Depois, comecei a me meter a besta lendo as teclas: apertar esc e fechar o jogo, molezinha.
Sendo assim, por que não movimentar o meu desenho com as setinhas do teclado pela tela?
Incrementa o x e o y... Movimento feito!
E se eu aplicasse aceleração no movimento?
Ah, tranqüilo, pega o incremento, multiplica pela aceleração... Aceleração feita!
E nesse ritmo foi: aumento de aceleração, rotação do sprite.
Pronto, ele ja andava, acelerava e parava, e rodava mas ele não fazia uma curva, simplesmente rodava e andava de lado.
Como fazia pra ele andar na diagonal? Já que eu conseguia andar pra cima e pra baixo alterando o Y, esquerda e direita alterando o X, mas diagonal... ai bateu o estalo, momento flashback a aula da tia maricota lá no segundo grau, trigonometria!
Rezando pra São Google por mais uns minutos, tudo clareou: X*cos(angulo) e Y*sin(angulo)!
Perfeito! Num é que funcionava mesmo?!
Fui me empolgando, a chuva não dava trégua e quando vi, já entrava pela madrugada até que a cama começou a exercer uma gravidade e, o que a principio era uma barata (sim, o sprite que eu usava pro teste era uma barata), tornou-se um borrão marrom andando sobre um borrão azul. Bom, era hora de dormir.
Resultado final:
- Básico de XNA
- Importação de imagem
- Leitura de Teclas
- Movimentação
- Aceleração
- Rotação
- Movimento em diagonal
- Inércia
- Desaceleração por atrito
2 comentários:
Falando assim parece mesmo que é fácil...
Boaa leke !!
Preciso da merda do visual studio hioauah !!
Nesse feriado vai der pra ver varias coisas..
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